quarta-feira, 14 de abril de 2010

A Loucura me Fascina

Conhecem Erasmo de Rotterdam ??
Foi um pensador humanista de grande importância, ligado ainda à teologia.
Apesar do vácuo temporal que nos separa de sua escritura,Elogio da Loucura consegue manter-se igualmente relevante,provocante na atualidade.
A loucura se diz habitar o casamento, os filósofos, a ciência, as artes, a religião.
Em tudo que acharmos que é normal se é que existe algo normal, nesse mundo por que a loucura habita em todos uns mais outros menos.


Salvador Dali "Angústia"

"Casamento - se as mulheres pensassem sobre o assunto veriam que não é vantajoso. Dores no parto, filhos, dever conjugal. Só a loucura para fazerem agir dessa maneira, assim a Loucura é a origem da vida. A única preocupação das mulheres é se tornar mais agradável para os homens. É essa a razão de tantos perfumes, banhos e enfeites. Só a loucura constitui o ascendente das mulheres sobre os homens."


Salvador Dali "Premonicao"

"Pretendeis misturar o fogo com a água, pois a Loucura e a Prudência não são menos opostas que esses dois elementos contrários. — Não obstante sentir-me-ei lisonjeada por vos convencer disso, desde que continueis a prestar-me vossa gentil atenção.
Se a prudência consiste no uso comedido das coisas, eu desejaria saber qual dos dois merece mais ser honrado com o título de prudente: o sábio que, parte por modéstia, parte por medo, nada realiza, ou o louco, que nem o pudor (pois não o conhece) nem o perigo (porque não o vê) podem demover de qualquer empreendimento.
O sábio absorve-se no estudo dos autores antigos; mas, que proveito tira ele dessa constante leitura? Raros conceitos espirituosos, alguns pensamentos requintados, algumas simples puerilidades — eis todo o fruto de sua fadiga. O louco, ao contrário, tomando a iniciativa de tudo, arrastando todos os perigos, parece-me alcançar a verdadeira prudência. "
Elogio a loucura - Erasmo de Rotterdam


Salvador Dali "O Labirinto"


Nunca me achei tão louca como nos últimos tempos e cada dia me acho mais louca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário